:: Estes bispos também apoiam o matrimônio igualitário

A Comunhão Anglicana é rica por ser heterogênea, diversa e por conter inúmeras províncias autônomas que se unem fraternalmente como sinal visível da Igreja do Cristo dos Excluídos e Marginalizados que aqui dá testemunho de seu amor enquanto caminha como "sal e luz". Conservadores e liberais buscam coexistir, algumas vezes, errando e aprendendo. Inúmeras questões carregam muitas vezes realidades históricas e culturais diferenciadas. Há que se respeitar o momento e o tempo de discernimento de cada um, de cada uma... amar também é respeitar. 

Eis por que encontramos províncias que ordenam mulheres; outras, apenas homens. Não seria diferente com as questões envolvendo sexualidade e a compreensão do conceito de família face a mudanças sociais e culturais. Povos e sociedades caminham, cada qual, no seu próprio ritmo. Isto tem a ver com sua própria identidade. Por isso mesmo, na luta que desenvolvemos em nossa província, que não deixa de estar atenta a inúmeras mudanças no contexto social e cultural quando o assunto em ordem são os novos modelos de família, prosseguimos nossa Missão profética apontando exemplos de bispos diocesanos de nossa Comunhão Anglicana que já discerniram o suficientemente em seus corações e em suas assembleias conciliares, em seus sínodos, o quão importante é saber ouvir os apelos do povo de Deus face à justiça e à igualdade, uma das muitas marcas da presença do Espírito Santo.

No primeiro exemplo, o bispo da diocese episcopal americana de Olympia, num território que já possui uma legislação civil respaldando as mudanças sociais no conceito de família. No segundo exemplo, o bispo da diocese de Cork, na Igreja da Irlanda (unida à Comunhão Anglicana), cujo Parlamento ainda examina as mudanças em sua legislação e, por isso mesmo, a própria Igreja se mantém em expectativa mas sem tomar nenhuma posição oficial em definitivo. No último exemplo, outro bispo episcopal pontuando seu posicionamento neste momento em que o estado do Arizona, jurisdição de sua diocese, decidiu por aprovar alterações em sua legislação autorizando o matrimônio igualitário. 


Casais do mesmo sexo não estão pedindo um tratamento especial. Eles estão pedindo igualdade de tratamento. Eles estão pedindo para terem reconhecidos os deveres, como um casal, dentro da comunidade. Para mim, esta é uma proposta conservadora. Eu sou a favor disso.

Bispo Gregory Rickel


Eu certamente apoio o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, mas eu também reconheço a definição de casamento para a Igreja da Irlanda. O fato é que os acontecimentos na sociedade estão se movendo muito rapidamente e a Igreja não está atenta ao ritmo. Gostando ou não, a Igreja da Irlanda tem que descobrir como ministraremos pastoralmente a essas pessoas.

Bispo Paul Colton




Pelo lado de dentro das alianças tanto de minha esposa quanto da minha se encontram as antigas palavras latinas "Ubi caritas et amor; Deus ibi est." (Onde caridade e amor se encontram, aí está Deus). É por esta razão que eu apoio o matrimônio igualitário.

Bispo Kirk Smith

Comentários

Postagens mais visitadas