Eles e elas não são tão "invisíveis" assim!

Já ouviu falar dos "transepiscopais"?


Pouca gente percebe, mas na ‘sopa de letrinhas’ LGBT ou LGBTT um tê (T) se refere aos invisíveis transgêneros. Falar sobre a invisibilidade dos trans soa provocativo e ao mesmo tempo reflexivo. Muitos de nós sequer imaginamos que existem trans dentro de nossas igrejas. O fato é que não apenas existem, mas, graças a Deus, estão cada vez mais visíveis. E são ‘trans’ porque transitam de uma identidade de gênero para outra (homens ou mulheres trans).  Pela elevadíssima repressão e rejeição que socialmente sempre se exerceu contra a transgeneridade, qualquer um pode perceber que ela é sinônimo de “transgressividade” de gênero. Há quem diga (e não se retira a razão por isso!) que transgredir o gênero é colocar em risco a própria ordem sócio-política. Ainda que a maioria não tenha a menor consciência disso, todo transgênero é subversivo, quer a pessoa queira, quer não. 

Diferentemente do que a maior parte da sociedade faz, inclusive as igrejas, excluir não é nem poderia ser o caminho daqueles e daquelas que discerniram o amor de Deus como “nivelador” de todas as categorias e gêneros. Somos semelhantes ainda que indivíduos únicos.

A Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América tem dado grandes passos no caminho da inclusão. É o que se tem visto nos últimos anos, sobretudo com o número de episcopais (anglicanos) transgêneros sendo recebidos na Comunhão Anglicana, alguns dos quais, ordenados.

Nosso desejo e nossa oração é que estes ventos de inclusão soprem para toda a parte, mostrando que somos a Igreja que ama e porque ama, acolhe.




Na imagem acima, Revda. Carla Robinson, da Diocese de Olympia, uma transgênera (ou transmulher), celebrando a Santa Comunhão em espírito e em verdade ao lado de outra trans anglicana. Julho/2012.




Dante Tavolaro, deputado transgênero (ou trans-homem) eleito nas Convenções Gerais em 2009 e 2012 pela Diocese de Rhode Island. Foi diretor de Formação e Ministério da St. Martin's Episcopal Church (Providence), cargo que ocupou até o fim de agosto, sendo especialista em História e Desenvolvimento do Livro de Oração Comum pela Rhode Island College, e recentemente empossado como novo Diretor de Ministério da Saint Peter's (Diocese de Rhode Island).

Eis uma Igreja que, verdadeiramente, sabe ser inclusiva e, tal como Nosso Senhor, "não faz acepção de pessoas". Mesmo!

Seja assim entre nós, por Cristo, nosso Senhor!

Amém?


Movimento Episcopaz


Comentários

  1. AMÉMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Assim seja mesmo, Gisèle!

    Continuemos juntos em prol da diversidade!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Semeie seu comentário aqui:

Postagens mais visitadas