Por um Sínodo atento ao Evangelho; e não aos modismos






Que haja luz e sabedoria do alto, a fim de trilhar o caminho do equilíbrio e do bom senso em todas as ações. Que o Senhor lhes seja inspiração, de modo que a Unidade – e jamais a uniformidade – continue se levantando como luz na aurora, irradiando a bênção de sermos muitos, diversos, diferentes, porém um só Corpo.

Que nossos representantes ao Sínodo Geral tenham plena consciência do Chamado para o qual atenderam com "sim", o Chamado preferencial para os mais humildes e todos aqueles postos à margem pelo mundo-sistema e pelos sistemas do que pode se tornar "mundo" até mesmo dentro de nós, se não houver amor.

Que o "modismo" da intransigência (falta de tolerância e compreensão), do medo (falta de fé) e da tibieza (falta de coragem) para assumir a Cruz de caminhar comprometido com os valores do Reino, o que vale dizer, contra o curso do que se apresenta "fácil", “tal como já está” e "mais confortável" não lhes atinja o compromisso para com a Mensagem do Evangelho; ao final, se ventos de “modismos” houver, que sejam como ventos passageiros (que passam e deles ninguém mais se lembra, posto que não encontram lugar no legado do Cristo dos pobres e marginalizados)...  

Que se levantem profetas, como João Batista, que não temeu o juízo ou a reputação conferida pelos homens e foi martirizado; todavia, por não se corromper com as delícias deste mundo-sistema, por não se conformar com o que "já está, melhor não mudar", recebeu seu galardão.

Que se levantem Estevãos, Pedros e Paulos, mas também Rutes, Anas e Marias, de todos os rincões e sobrenomes, porém, com uma só Fé, um só Batismo e um só Senhor, Cristo Jesus, Aquele que dos homens recebeu a mais exata afirmação messiânica: “eis aí... o amigo de publicanos e pecadores!” (Mt 11,19).

Entre o Chamado para ser um anônimo "bom samaritano", acudindo nas vielas os violentados pela incerteza, pelo descrédito e menos valia, ou, quem sabe, assumir as regalias e o conforto (inclusive ministerial) por ser um dos "príncipes deste mundo", elogiando o tamanho das colunas dos templos e suas estruturas (Mt 24,1), não nos esqueçamos que "as raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem – e os que fazem a vontade do Pai – não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8,20). O Chamado é inquestionavelmente a realizar o que é justo, digno e que proclama a Mensagem de Amor por meio de gestos na direção do próximo!

Que os ares desta primavera floresçam os dons de Deus para o seu povo, pois por nós Cristo se entregou e morreu, sendo nós mesmos os “publicanos e pecadores” (Rm 5,8) dos quais Ele é amigo, posto que tudo quanto ouviu do Pai nos deu conhecimento por intermédio do amor que acolhe, que abraça e que não deixa ninguém de fora (Jo 15,15).

Sejam bem-vindos à XXXII Reunião Ordinária do Sínodo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil!

Sejam bem-vindos à cidade do Rio de Janeiro!

P.S.: Clique aqui e tenha a agenda do Sínodo.


R. P.
MOVIMENTO EPISCOPAZ
Anglicanos pró-diversidade & pela paz
A dois dias do Sínodo da IEAB
13/11/2013

Comentários

Postagens mais visitadas