MUDAR PARA CONTINUAR AVANÇANDO






Editorial: A Unidade da Igreja e a defesa da dignidade do ser humano face aos diferentes clamores de seu povo.


Enquanto pastoral temos o cuidado para não incorrer na ilegitimidade canônica e falar “em nome” da Igreja, da Diocese ou de pessoas num universo anglicano. Informamos e levamos nossos amigos e aliados a refletirem por si mesmos sobre os fatos e as análises dos fatos nas matérias postadas.

É notório para os que se aproximam de nossa pastoral a preocupação que temos com a fundamentação teológica de nossos argumentos. Não podemos ser levianos nem imprudentes em matéria de fé. Há que se preservar não apenas o espírito de nossas tradições mas também nossos documentos oficiais (credos, cânones e estatutos, por exemplo).

Por esta razão, em que pesem os esforços para contribuir com o debate em torno do tema “matrimônio igualitário” não somos ingênuos a ponto de crer que mudanças na vida da Igreja nascem da noite para o dia. Nunca foi assim no Cristianismo. Os Concílios na História da Igreja extravasavam anos e, ainda assim, nem sempre carregaram absoluto consenso teológico. E matérias como o “matrimônio igualitário” e a bênção dessas uniões estamos convictos que o Sínodo de nossa Igreja a ser realizado em novembro próximo poderá dar um grande passo ouvindo clamores de parte de seu povo, em prol da defesa da dignidade de muitos irmãos que vivem suas respectivas relações afetivas de forma sincera, cristã e comprometidamente fiel, caso venha analisar e debater a questão.

No entanto, é imperioso amadurecer toda e qualquer iniciativa de mudança na Igreja com fundamentação teológica e respeito para com todos, inclusive para com aqueles que exercem dignamente o direito de discordar por questão de consciência e fé. Assim aconteceu quando debateram-se durante mais de uma década os argumentos com vistas a ordenação feminina. A Igreja saiu vitoriosa no alcance da maturidade, à luz da fé, para compreender que todas as pessoas são iguais em direitos e deveres diante de seu Senhor.

Por essa razão, deixamos claro que nosso papel não é “falar em nome de”, mas apenas o de fomentar o debate, abrindo a perspectiva para entender que as mudanças são necessárias, embora não possam comprometer a Unidade e a Comunhão da Igreja nem ser atropeladas sem o devido exame teológico e o estímulo para que as consciências sejam enriquecidas por meio dele. Um dos muitos exemplos que trazemos à baila dentro da Comunhão Anglicana, neste aspecto da defesa das bênçãos sobre as uniões de mesmo sexo, ocorreu na Igreja Anglicana da Austrália, a qual é dividida em Províncias sob a jurisdição canônica de Arcebispos. Em meados de outubro deste ano a Diocese de Ballarat, uma das últimas cinco dioceses que não ordenavam mulheres ao presbiterado, aprovou por maioria de seus delegados tal mudança. Das mais de vinte dioceses australianas apenas três possuem bispas. A Diocese de Perth aprovou, no início de outubro, a bênção nas uniões de pessoas de mesmo sexo. Outras Dioceses na mesma Província da Austrália Ocidental [dentro da qual juridiciona-se a diocese de Perth] já não admitem o rito. O interessante em todo este universo utilizado como exemplo é o fato que todas as dioceses convivem tão harmoniosa quanto diversamente debaixo da mesma Comunhão e obediência aos seus Cânones Gerais e à sua Constituição, que, inclusive atribui autoridade às dioceses para determinadas matérias (Canon Concerning Authority on Certain Matters, 1989). O cuidado eclesial com a Unidade e a Comunhão são vitais. Consciências são respeitadas quando as decisões da Igreja não aviltam a compreensão de seus clérigos acerca de temas para os quais a matéria é de fé, portanto, subjetivamente discernida como ordem e verdade.

Assim, para nós, cabe-nos a reflexão quanto ao papel do que desejamos num tema tão importante quanto delicado para a compreensão de muitos que estarão no próximo Sínodo Geral de nossa Igreja. Todavia, sabemos que o diálogo permanente e o respeito pelo direito do outro resulta no estreitamento das distâncias, inclusive nas divergentes questões de fé. Este é um dos princípios que nós, anglicanos, sabemos valorizar por uma questão histórica e de identidade. A aplicação deste princípio – e de muitos outros –, buscando a Unidade e a Comunhão da Igreja e, consequentemente, a Glória de Cristo, Seu Senhor, o qual é Deus de todos, e não apenas de alguns, vale-nos para compreender que tornar imperativa a todo o clero, independentemente de consciência, uma mudança como a da bênção para as uniões de pessoas do mesmo sexo pode não ser a mais democrática e refletida decisão. Há que se buscar no diálogo o equilíbrio, o que vale dizer, não caminhar a favor dos extremos.

Todavia, urge reconhecer a legitimidade do direito aos casais homoafetivos dentro da Igreja, até por uma questão de honestidade para com os solenes votos que fazemos na renovação da aliança batismal (expostos no Livro de Oração Comum, pp. 178-179), quando reafirmamos o compromisso da defesa da dignidade de todos (ou seriam quase todos, a critério de alguns óbices que carregamos?).

Bem sabemos, contudo, que os que defendemos a plena dignidade para todo o ser humano não carregamos a insensatez de deixar de lado o direito fruto dos princípios que norteiam a fé de que é imperioso continuar valorizando nossa Unidade e Comunhão. Por isso mesmo, buscamos o “caminho do meio”, proposto por Jesus, aprovando-se que tal medida, inquestionavelmente legítima e perfeitamente cabível na evolução e nos desdobramentos do cenário social dentro do qual a Igreja caminha, possa oferecer ao clero e às paróquias que arguirem questão de consciência a garantia de não incorrer em desobediência aos Cânones Gerais e Diocesanos, garantindo-se, quiçá, tal como já existe nos Estados Unidos e no Canadá, o mínimo de uma paróquia dentro de cada Diocese, a critério de seus bispos, que possa realizar as mencionadas bênçãos matrimoniais até que a matéria seja exaustivamente reexaminada no próximo Sínodo e a Igreja possa, de uma vez por todas, abrir-se como Luzeiro cujos raios e luminosidade atingem a todos e todas, de modo que não haverá mais sujeitos com menos valia ou tratamento diferenciado em razão de sexo, cor, origem e orientação sexual. Infelizmente, em que pese nosso “ethos” em prol dos direitos humanos, ainda carregamos alguns sinais que afrontam, na prática, os solenes votos de renovação da aliança batismal por não tratarmos a todos com os mesmos direitos (prova maior não há que a falta da aprovação dos ritos para bênçãos matrimoniais aos casais homoafetivos!).

Importante, insistimos, é que não se perca de vista o legítimo direito, porém, que a mandato seu praecepto non est inchoandum” (Não se deve começar do mandado ou do preceito), mas a partir do natalício de uma nova compreensão sobre todos os possíveis resistentes, a qual só é produzida por obra do Espírito Santo, Aquele que “é” e que “opera” a Unidade da Igreja. Em relação a esta “obra” ou “função” do Espírito em relação à Igreja, é oportuno nos lembramos que não se trata de mera assistência, mas uma relação essencial e constituinte da Igreja como afirma Santo Ambrósio. A Igreja é diversa, é plural, caminha com seus santos e santas no mundo, por isso mesmo ela é antes de tudo, Una, Santa, Católica e Apostólica. A Unidade da Igreja, portanto, é o coroamento da Graça que pulsa e lhe sobressai antes mesmo de lhe colocar “separada para Cristo” (por isso mesmo, Santa); ou, ainda, universal para todo aquele que crê (por isso mesmo, Católica).

Entendemos que o convencimento não virá da persuasão de nossos argumentos ou como mero desdobramento do que a sociedade já tenha alcançado, em termos de conquistas constitucionais (ou das interpretações do Judiciário acerca delas), mas pelo agir da Graça de Deus nos corações de seus filhos e filhas, tal como o fez com Pedro na revelação em Jope: "Não chame impuro ao que Deus igualmente santificou" (Atos 10,15). Não chamemos em nossos corações de “impuro”, de “indecente”, de “anormal”, de “estranho”, de “ignomínia”, aquilo que Deus igualmente santificou. Nada mais é santo que o amor.  

Muitas vezes as mudanças de posicionamento são necessárias para se continuar avançando num tema delicado conquanto urgente. As implicações de nossa “inclusão” no que se refere à alteração do Cânon, aprovando o rito da bênção nas uniões de mesmo sexo, leva em conta não apenas nossa confiança na Graça que, em Cristo e na Unidade de Cristo, já reconciliou e santificou, mas também a própria diversidade da Igreja. Não é Paulo, o apóstolo da Graça, quem retoricamente nos põe pelo avesso ao perguntar: “E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo!” (I Coríntios 12,19-20). E se todos nós fôssemos negros em meio à diversidade das cores da Criação? Há genuinamente Corpo se nos fecharmos às demais cores, criando distinções entre uma e outra na hora de oferecer ritos e bênçãos? E se todos nós fôssemos heteroafetivos em meia à diversidade da própria sexualidade humana, bênção da Criação? Há genuinamente Corpo se continuarmos impedindo ou nos silenciando quanto aos direitos de nossos irmãos e irmãs que se amam? As perguntas apenas carregam a mesma retórica paulina...

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, pela noiva que é a Sua Igreja; posto que nela cabem todas as realidades da Criação, o que vale dizer, cabem todos os corações e todas as consciências nos seus mais diversos sinais de expressão e fé. Assim cremos e por isso mesmo seguimos pelo Caminho proposto por Jesus, o do equilíbrio e da reflexão que contempla os semelhantes em meio à nossa individuação, cientes de que Um só e o mesmo Espírito há de guiar cada um, até que cheguemos todos ao pleno convencimento do que seja bom, urgente e necessário realizar no cumprimento de nossos votos de renovação da aliança batismal, defendendo a dignidade de todos os seres humanos, a fim de continuarmos a dar glória somente a Deus.

Avanços em meio à diversidade de opiniões, geralmente, acontecem quando há mudanças. De todos os lados. Mudanças são resultado da fé que anima a Igreja. Por isso mesmo, cremos que é tempo de seguir com fé pela aprovação do rito para bênção das uniões, de todas as uniões nascidas na sinceridade do coração e plantadas no solo firme do amor, sem ferir a consciência de ninguém. Nada mais justo, racional e salutar que se abra a possibilidade de discordar (e, discordando, arguir o direito de não vilipendiar a consciência, não realizando o ato), sem contudo deixar de respeitar e permitir que seja realizado por outrem.

Acima de tudo, porém, confiamos [com + ] de que a Unidade e a nossa Comunhão são sinais visíveis na Missão da Igreja de Cristo e que nada impedirá que o Espírito Santo continue realizando a obra de santificar e seguir santificando corações e consciências, de tal modo que preservemos a Unidade, que glorifica não o homem (com seus medos, pudores e pré-conceitos arraigados), mas apenas a Cristo, o qual se entregou por todos e todas, até mesmo aqueles que alguns de nós ainda consideram menos dignos de serem tratados com o “assim como” da inigualável Oração do Pai Nosso.

Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2013.

Ricardo Pinheiro
Coordenador do Movimento Episcopaz
Anglicanos pró-diversidade & pela paz

Comentários

Postagens mais visitadas