Fiat Lux sobre a própria diversidade da Igreja ::..



:: Imagens e ícones na beleza da estética anglo-católica, uma faceta historicamente importante na Comunhão Anglicana


Imagens da Peregrinação da Juventude Anglicana ao Santuário de Nossa Senhora de Walsingham com o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, realizada em Norfolk, agosto de 2013. Neste mesmo dia, pela manhã, ao lado dos anglo-católicos em celebração festiva; à noite, com a ala mais evangelical da Igreja, num show gospel. Como ele mesmo comentou, "mostrando a Unidade da Igreja".


Os iconoclastas e os que desconhecem a História da Igreja Cristã, mormente o Concílio de Niceia e, por que não o de Frankfurt, embora tanto um quanto outro tivessem fortes conotações políticas com disputas de poder entre a Igreja (à época de tais concílios havia apenas Igreja Latina ou Ocidental e a Igreja Ortodoxa ou Oriental) e o Império Romano (mais tarde, prestes a cair, a sua continuidade como Bizantino) não entenderão que as imagens e os ícones pintados, que jamais podem ser adorados, na verdade, podem ser (como são) úteis dispositivos educacionais na compreensão do exemplo que nos legaram santos homens e mulheres. Trata-se de uma questão de conhecimento e ânimo na caminhada da fé. Se assim não fosse –- e para que o princípio de justiça e equanimidade persista –- não faria sentido ter quadros pelas paredes, esculturas, álbuns e portfólios com fotografias ou arquivos gravados em celular e smartphones. Tudo deveria ser anátema. #SóQueNão 


 São Miguel Arcanjo e o dragão (esculturas de bronze de Sir Jacob Epstein)
Cathedral Anglican Church of Saint Michael, Coventry (Inglaterra)


Haja luz sobre a ignorância do conhecimento dos fatos. Mantenhamos a Comunhão, apesar de nossas ricas diferenças. Sigamos na defesa da paz, a começar entre todos os que pensam e creem diferentemente de nós!  Fiat lux!

 
Ricardo Pinheiro
MOVIMENTO EPISCOPAZ
Anglicanos pró-diversidade & pela paz

NOTA: Recomendo a leitura de "A Alta Idade Média", de McKitterick, Roasmond. Oxford: Oxford University Press.

Comentários

Postagens mais visitadas