:: Manifesto da Rede Anglicana Pró Diversidade contra crimes de ódio a pessoas sexo-diversas


“A violência, seja em palavra ou ação, e o preconceito contra homossexuais são comportamentos
inaceitáveis e pecaminosos para os cristãos.” 
Revmº Rowan Williams, ex-arcebispo de Cantuária



Nós, cristãs e cristãos anglicanos de todas as orientações sexuais e identidades de gênero e de várias comunidades e pastorais, fraternalmente unidas e unidos como Rede Anglicana Pró-diversidade e Pela Paz, vimos publicamente manifestar nossa indignação, pesar e luto diante do avanço de pessoas vitimadas em detrimento de crimes contra a dignidade e a vida de pessoas sexo-diversas.

A cada dia temos sido atingidas e atingidos pelas informações dos mais diversos rincões deste país de pessoas aviltadas no mais sublime direito: o da vida. Preocupa-nos o avanço de alguns setores intolerantes e a influência que exercem sobre muitas mentes, como é o caso do fundamentalismo religioso, cujo pilar é a incapacidade de coexistência pacífica com outras verdades e realidades.

Impossível não enxergar que vivemos dias de embotamento do valor da vida, seja ela qual for. A violência crescente e a obra nefasta que produz com a morte, sobretudo de pessoas sexo-diversas, passam a ser frequentes e causam-nos perplexidade. Não podemos nos calar e assumir o lado dos opressores intolerantes e que espalham ódio contra gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans*.

Como anglicanas e anglicanos recordamos diante de todas estas situações o compromisso assumido na renovação de nossos votos na aliança batismal, que nos une à Igreja de Cristo, seu sinal visível no mundo a quem Ele quer bem, reafirmando nossa mais solene promessa de defender a justiça para todas e todos e de respeitar a dignidade de toda pessoa, de todos os povos, línguas, raças e nações, de todas as cores, credos, bem como de toda procedência regional, classe social, gênero e orientação sexual.

Numa situação de absurda injustiça contra pessoas sexo-diversas tombadas dia após dia, não podemos nem consideramos a hipótese da neutralidade. Não podem ser como não serão! em vão as mortes de João Antônio Donati, 18 anos, em Inhumas/GO; de Karen Alanis, em Caçapava/SP; de Samuel Pacífico da Rocha, 23 anos, em São Paulo, na área do Terminal Rodoviário; de Cris, em Foz do Iguaçu/PR; de Maycon Tadeu Andrade, 30 anos, em Artur Alvim/SP; de Fabiana da Silva, 33 anos, em São Manuel/SP; nem de Wanderson Silva, 17 anos, cujo corpo foi encontrado em 17/09, em Bayeux/PB.

A sacralidade da vida e o que temos visto ultimamente nos desafia como cidadãos a exigir um basta, a fim de que o Estado cumpra seu papel garantidor dos direitos mais fundamentais para todas e todos. Denunciamos como imoral toda a tentativa de mercadejar sob interesses políticos o que não tem preço: a vida e a integridade de toda e qualquer pessoa. Por isso, evocamos a urgência na criminalização dos crimes de ódio como a homofobia (inclusas nesta categoria a lesbofobia, bifobia e transfobia) e a necessidade na aprovação do PLC 122/06, cuja pauta precisa ser desbloqueada das articulações fundamentalistas em razão da laicidade constitucional do Estado brasileiro.

Inspiradas e inspirados em Jesus Cristo, Senhor de toda a Criação e Autor da Vida, somos chamadas e chamados na construção de um mundo mais justo e igualitário para todas e todos, a denunciar toda forma de injustiça, a proclamar o seu Reino de amor, solidariedade e paz entre os povos, por meio de ações concretas que nos levem a refletir que a intolerância, o preconceito e todas as formas de violência contra o nosso próximo são erros gravíssimos do alvo do Seu amor.

Por um Estado laico, com políticas públicas em prol de uma sociedade verdadeiramente plural, com educação sexual nas escolas e criminalização dos crimes de intolerância.

Por um país livre do olhar algoz e da projeção do ódio, em especial contra pessoas sexo-diversas.

Por um Brasil que proclame a abolição das correntes da homofobia, da lesbofobia, da bifobia e da transfobia.


Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2014.


Rede Anglicana Pró-diversidade e Pela Paz
Catedral Nacional da Santíssima Trindade (Porto Alegre)
Comunidade Anglicana em Governador Valadares (MG)
Comunidade Bom Pastor (Vitória)
Comunidade Jesus de Nazaré (Olinda)
Missão Bom Samaritano (Juiz de Fora)
Missão da Inclusão (Campo Grande)
Paróquia Bom Pastor (Salvador)
Paróquia da Ascensão (Porto Alegre)
Paróquia da Santíssima Trindade (Rio de Janeiro)
Paróquia da Santíssima Trindade (São Paulo)
Paróquia da Trindade (São Leopoldo)
                                                                      Paróquia de São João (São Paulo)
Paróquia de Todos os Santos (Niterói)
Paróquia São Paulo Apóstolo (Rio de Janeiro)
Paróquia São Pedro Apóstolo (Curitiba)
Ponto Missionário Santo André (Guaíba)
                Movimento Episcopaz – Pastoral de Direitos Humanos (Rio de Janeiro)
Yehonatan – Pastoral da Diversidade (Curitiba)

Comentários

Postagens mais visitadas