:: Diálogos em 2014 sobre famílias e diversidade sexual



Você sabia que a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil realizará no último trimestre deste ano algumas rodas de diálogo com representantes escolhidos/indicados em cada diocese para tratar de um tema muito caro às pastorais da diversidade e de direitos humanos e, obviamente, para toda a Igreja?

 

Você tem conhecimento que o que será tratado nos chamados “indabas” (diálogos) tem a ver com uma proposta do Centro de Estudos Anglicanos da Junta Nacional de Educação Teológica da IEAB sobre famílias e diversidade sexual?

 

Você, que luta pela igualdade na Igreja e que deseja ver, definitivamente, acontecendo o que é proclamado quando da renovação dos votos batismais (defender a justiça PARA TODOS e respeitar a dignidade DE TODAS AS PESSOAS) se sente representado(a) pelas pessoas que estão sendo escolhidas/indicadas para participar desses indabas?

Você, por acaso, tem conhecimento se algum representante de alguma pastoral da diversidade em toda a Província foi convidado(a) a contribuir (lembrando que leigos também poderão ser indicados pelas dioceses) participando dos indabas sobre famílias e diversidade sexual neste ano?

 

Você se sentiria representado(a) nesses indabas sobre famílias e diversidade sexual se acaso nenhum representante das pastorais da diversidade e de direitos humanos fosse incluído(a) no processo de diálogos sobre o tema que elas militam como Missão no poder do Espírito Santo e para o bem de toda a Igreja?

 

O Movimento Episcopaz levanta estas questões apenas para você tomar conhecimento e opinar; afinal, todos nós queremos uma Igreja que acolha, respeite e continue caminhando e se movendo no mundo, sendo e interagindo conosco e com todas as mudanças no entendimento ao longo das gerações.

 

Veja a seguir a proposta do Centro de Estudos Anglicanos da Junta Nacional de Educação Teológica da IEAB para a realização em 2014 de diálogos (indabas) sobre famílias e diversidade sexual:

 

É oportuno registrar, ainda, que a IEAB tem mantido uma prática não discriminatória em relação à relação entre pessoas do mesmo sexo, permitindo-lhes pleno acesso às atividades eclesiais e eclesiásticas inclusive às sagradas ordens. Neste aspecto a nossa prática encontra-se mais avançada do que o nosso consenso teológico-doutrinário. Vale sublinhar que, no plano prático, a diversidade se nos afigura como um valor, que deve urgentemente ser incorporado ao nosso ideário e ao nosso discurso teológico-pastoral.

Proposta: Realizar em todos os Polos/Áreas da IEAB diálogos Indabas sobre a temática de famílias e sexualidades humanas.

Total de participantes: 10 participantes por dioceses (incluindo o bispo diocesano) x Polo/Área. Todas as dioceses de cada Polo/Área devem estar representadas. Outros participantes (Assessores) determinados pela Equipe CEA, até um total, no máximo, de 35 participantes.

Tempo: Começar sexta feira tarde ou noite e terminar domingo de manhã. Isto poderia mudar e ter flexibilidade em dependência das características de casa Polo/Área.

Participantes: Os participantes, escolhidos pelas dioceses (10 por dioceses), devem incluir os bispos diocesanos, os delegados/das sinodais, e pessoas designadas pelos bispos diocesanos até um total de 10 participantes por diocese, tentando manter um balance entre clérigos/clérigas, lideranças leigas, jovens, mulheres, e pessoal da pastoral da diversidade sexual. (Assim decidido pelo CEXEC da IEAB/Brasília, 28-30 de março de 2014)

Lugares e datas:

Área I – Porto Alegre, 21-23 de novembro de 2014
Área II – Curitiba, 26-28 de setembro de 2014
Área III – Brasília 10-12 de outubro de 2014

Assessores: Equipe CEA, e outros assessores, a critério da Equipe, em coordenação com o Primaz, CCL, a Comissão Nacional de Diaconia, as comunidades envolvidas na pastoral da diversidade sexual e a Secretaria Geral da IEAB.

Temáticas que poderiam considerar-se e discutir-se:

·   Nossa realidade e vivência litúrgica, social e eclesial.

·   Como é a inclusão de LGBTs em nossa igrejas?

·   Conflitos e obstáculos que enfrentam, tanto na sociedade como na igreja, a temática da  sexualidade humana e as relações entre as pessoas do mesmo sexo.

·   Como tem mudado o conceito atual de “família”?

· Aprendendo do caminho transitado por outras igrejas da Comunhão Anglicana (TEC/Canadá/Inglaterra).

·  As diferentes sexualidades que conformam o jeito atual da sociedade e do próprio ser humano.

·   Todos somos parte da família de Deus: união de pessoas LGBTs.

·   Discutir a questão da homofobia, a violência e a discriminação contra pessoas LGBTs.

Para obter mais informações clique aqui.


 



Comentários

Postagens mais visitadas