:: Fé demanda Justiça ::




No Sínodo Geral da IEAB, realizado no Rio de Janeiro de 2013, houve um consenso: a Igreja tem muitos anseios legítimos. Alguns desses anseios chegaram até nossos bispos por meio de reivindicações, inclusive com abaixo-assinado com a proposta para autalização dos Cânones Gerais, sobretudo após diversas mudanças nos contextos social e jurídico com relação aos direitos das pessoas homoafetivas. Não se pode sequer cogitar em negar a existência e a importância dessas pessoas em nossas dioceses e comunidades. Elas têm sido bênção na vida da Igreja.

Dentre algumas decisões o Sínodo Geral da IEAB acolheu a pretensão para melhor exame com a possibilidade de comissão, visando relatoriar a questão para apresentação no Sínodo Extraordinário em 2015. Em novembro completaremos 1 ano sem que, salvo a existência de informação mais atualizada, tenhamos tido conhecimento do início dos trabalhos da comissão.

Nosso Movimento Episcopaz, aliado da Rede Anglicana Pró-diversidade e pela Paz, sente diariamente a luta e o desgaste de muitos irmãos que nos escrevem, de várias partes do país, paroquianos em plena comunhão com a Igreja, confirmados e que santificam suas vidas com presença assídua no “sacramento da Santa Eucaristia e demais ofícios”, e, ainda, “contribuem fielmente para a manutenção da igreja” (Regulamento dos Leigos, cânon 12, artigo 4º dos Cânones Gerais). 

A questão legítima, por direito canônico, é: se estão em plena comunhão, se cooperam na manutenção de suas comunidades, o que lhes falta para a igualdade de direitos em relação aos demais paroquianos [heteroafetivos] confirmados e que também cooperam para a manutenção de suas comunidades?

Muito mais que palavras, já estamos nos mobilizando documentalmente.

A Câmara dos Clérigos e Leigos e a Secretaria Executiva nos aguardem.

Lembrando-nos dos votos batismais com a defesa da dignidade de todos e da certeza de que fé demanda Justiça,

Anglicanos pró-diversidade e a favor da paz.

Maio de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas