:: Visibilidade trans: uma palavra aos cristãos



Em 29 de janeiro de 2004, ativistas transexuais participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. A campanha “Travesti e Respeito” do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, foi a primeira campanha nacional idealizada e pensada por ativistas transexuais para promoção do respeito e da cidadania. O Dia da Visibilidade Trans tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade no que se refere ao respeito por todas as pessoas Trans, representadas por travestis, transexuais e transgêneros.

Se pudéssemos dimensionar numa escala o preconceito que essas pessoas sofrem no dia a dia, numa simples ida até à padaria para comprar um pão ou entrar numa igreja para orar em silêncio, veríamos que estão no topo do grau de violência dos preconceitos existentes. 

Ainda hoje não chega ser incomum encontrar pessoas, muitas delas se dizendo cristãs, tentando justificar o injustificável dizendo que essas pessoas, NOSSOS SEMELHANTES, sofrem porque escolheram (?) ser assim. A religião vazia de amor e completamente sem significado senão para elas mesmas é tão cruel quanto um coquetel molotov em punho; é tão diabólica quanto acreditar que se alcança Favor ou Prêmio em Deus seguindo obedientemente listinhas de podes-e-não-podes e barganhando comportamentalismo com a Palavra.

Se alguém supostamente alcançou Graça por obediência já não é Graça, é troca, é escambo, é privilégio. Está desfeito o escândalo da Cruz!

O Deus de toda Graça não é manipulável!

Cale-se diante dele toda a Terra!

A Palavra, todavia, nos coloca no Caminho e nele nos mostra um caminho sobremodo excelente, onde de um lado vemos quem somos; e, de outro lado, não somos convidados a nenhum tipo de exercício de auto-punição purgatória. A marca desse Caminho de Vida acontece entre esses dois pólos e é marcado pelo amor que lança fora o medo de ser diante Dele e de todo ser que respira. 

Respeitemos. Acolhamos. Defendamos a justiça para as pessoas trans e respeitemos sua dignidade. 

A maioria das pessoas transexuais ainda está lutando por algo básico: respeito! Respeito ao direito de andar livremente pelas ruas sem ser incomodada, apontado, discriminada e humilhado. Respeito ao direito conquistado na Cruz de participar das Bodas do Cordeiro, de se alimentar do Pão Vivo que desceu do céu e de ser chamado filho e filha como qualquer outra igualmente alcançada por Sua Graça.

Há muito o que conquistar e você, como cristão, pode e deve ser um multiplicador dos benefícios da mesma Graça que um dia te alcançou, te acolheu e libertou o teu ser para ser em verdade, sem máscaras e sem medo... e o mais curioso quanto propositalmente admirável: sendo um pecador! 

Foi Graça, portanto, semeie Graça e não encarne em si mesmo a parábola do credor incompassivo (Mt 18,21-35).

Com o amor com que foi amado, ame e respeite!

R. P.
Movimento Episcopaz
29 de Janeiro | Dia da Visibilidade Trans


Imagem: Mãos da Revdª. Carla Robinson, clériga trans na Diocese de Olympia (EUA) durante a grande oração eucarística, rendendo graças a Deus. Site da Revda Carla Robinson.

Comentários

Postagens mais visitadas