:: Acerca dos vendedores de pães pintados


"O fato de Jesus comer com pecadores não significa cumplicidade de Deus com o pecado, e sim a busca de Deus pelos pecadores." (John Piper).

Esta é a famosa frase bem ao estilo "denorex", isto é, parece mas não é. Diz uma "meia verdade", a qual ninguém ousará negar. Deus não tem cumplicidade com o pecado. Perfeito.

Entretanto,  o ardil está em omitir uma outra realidade eterna:

"Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que Nele nós nos tornássemos justiça de Deus" (2 Co 5,21).

Assim, o que não se quer informar é que já tendo sido justificados por meio Dele, mediante a fé (Rm 5,1), vivemos em paz com Ele e conosco mesmo, em cumplicidade e amizade com o Deus de Toda Graça, gozando os benefícios da reconciliação; reconciliação esta que não levou em conta nosso erros, equívocos, perplexidades e contradições humanas (2 Co 5,19).

Pecar é, literalmente, errar o alvo do amor. Bom que se saiba que aqui não pintaremos uma pedra e ofereceremos como pão. Pecar é verbo que conjugaremos enquanto caminharmos nesta existência revestidos de carne. No entanto, há diferença entre pecar e viver na prática do pecado. Assim, vez por outra erraremos, mas decidir ir na contramão do amor, já não mais é possível quando somos inundados por uma querência que nos muda completamente o curso de nossa história. Queremos viver para Deus, ou seja, para anunciar com a vida os valores ensinados por Jesus.

Ora, façamos um exercício de memória: tendo provado o doce amor de Deus em Cristo Jesus, quem é que em sã consciência desejará o egoísmo, a intolerância, a homofobia, a xenofobia, a malandragem de querer passar uma "meia verdade" numa embalagem de verdade com fundamento bíblico e publicar livros assim? Somente quem nunca compreendeu nem provou a profundidade do amor de Deus em si mesmo!

Dito de outra forma, só quem pastoreou por 33 anos a Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, e militou o quanto pôde para que excluídos permanecessem excluídos, dando gloria a Deus por isso, 
como John Piper, poderá entender como se vendem belos pedaços de pedra para apedrejamento dos "diferentes" como se fossem saborosos pães! John Piper, definitivamente, não é a verdade que liberta nem parece entender o que a Graça já fez na vida de quem acredita que nem vida nem anjos, nem presente ou porvir, livros teológicos e de condenação, poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus?

A propósito, de que nos serve uma pedra pintada de pão? Eu não sei. Você sabe?

Em homenagem aos perseguidos por causa da justiça, na cidade de Minneápolis, por conta de dezenas de obras e centenas e centenas de sermões que só ajudaram a estigmatizar mais ainda uma geração, seguem imagens de outra comunidade na mesma cidade que preferiu ao longo dos anos falar de vida, de salvação e de inclusão, sem fazer acepção de pessoas, como convém aos que pregam o Santo Evangelho: Catedral de São Marcos.

No carinho Daquele que é o Pão Vivo que desceu dos céus e nos saboreou com a reconciliação,

R. P.
Movimento Episcopaz
Episcopais Anglicanos Pró Diversidade & Pela Paz

12/02/2015











Comentários

Postagens mais visitadas