:: Dia histórico: Primeira bispa da Igreja da Inglaterra sagrada em York




A Reverendíssima Libby Lane tornou-se bispa diocesana de Stockport com juramentos solenes, alta cerimônia, e um sermão histórico para a diocese de York que desconstruía a visão machista de governo da Igreja por cristãos do sexo masculino.


Desde que foi construído em 637DC, o edifício já foi invadido por vikings, passou pela guerra civil, e até mesmo por um bombardeio alemão, mas nunca em milhares de bispos sagrados na Catedral de São Pedro — mais conhecida como Catedral de York  uma mulher foi feita bispa.
  

A sagração da Bispa Lane foi recebida com alegria dentro e fora da nave da Catedral de York  —  embora a cerimônia tivesse sido interrompida por um manifestante solitário que se opôs quando o arcebispo de York pediu à congregação se consentia à nomeação de Lane.




As mulheres têm sido sagradas como bispas em muitas partes da Comunhão Anglicana ao redor do mundo desde 1989, e como clérigas na Inglaterra desde 1994, mas não poucos adversários colocaram uma longa resistência à promoções maiores que o sacerdócio, o que só se tornou possível em outubro passado. Em protesto, bispos católicos romanos, que tradicionalmente participam de importantes solenidades anglicanas estavam ausentes. O serviço litúrgico marcou uma ruptura final e decisiva com a tradição de um sacerdócio e um episcopado exclusivamente masculinos.

Andrew Brown
The Guardian, 26/01/2015
Tradução e adaptação: R. P. (Movimento Episcopaz)

Imagens: BBC News UK

Comentários

Postagens mais visitadas