:: Florence Li Tim-Oi ::

A precursora na inclusão feminina ::



Em maio de 1941, Florence foi ordenada Diácona. Alguns meses mais tarde Hong Kong caiu diante dos invasores japoneses. Os sacerdotes foram impedidos de viajar para Macau para celebrar a Eucaristia. Apesar deste revés, Florence continuou seu ministério. Seu trabalho chamou a atenção do Bispo Ronald Hall de Hong Kong, que decidiu que "a obra de Deus iria colher melhores resultados se ela tivesse o título apropriado" como sacerdote.

Em 25 de janeiro de 1944, na Festa da conversão de São Paulo, o bispo Hall ordenou-a presbítera, a primeira mulher então ordenada na Comunhão Anglicana.

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, a ordenação de Florence Li Tim-Oi foi objeto de muita controvérsia. Diante disso, ela tomou a decisão pessoal de não exercer o seu sacerdócio, até que fosse reconhecido por toda a Comunhão Anglicana. Implacável, ela continuou a ministrar com grande fidelidade e em 1947 foi nomeada reitora da Igreja de São Barnabé em Hepu onde, nas instruções do Bispo Hall, ela estava sendo convidada para o ministério presbiteral.

Quando os comunistas chegaram ao poder na China em 1949, Florence empreendeu seus estudos teológicos em Pequim para melhor entender as implicações do três auto- movimentos (auto-governo, auto-suporte e auto-propagação) que estava sendo  determinado pelo governo para a vida das igrejas. Foi aí que ela se mudou para Guangzhou para ensinar e servir na Catedral de Nosso Salvador.

No entanto, durante 16 anos, a partir de 1958, no período conhecido como a Revolução Cultural, todas as igrejas foram fechadas. Florence foi forçada a trabalhar primeiro em uma fazenda e, depois, em uma fábrica. Acusada de atividade revolucionária, ela teve que se submeter à reeducação política. Finalmente, em 1974, ela foi autorizada a retirar-se do seu trabalho na fábrica.

Em 1979, as igrejas foram reabertas e Florence retomou seu ministério público. Em seguida, dois anos mais tarde, ela foi autorizada a visitar familiares que viviam no Canadá. Enquanto isso, para sua grande alegria, enquanto ela estava licenciada como clériga, foi convidada para ser sacerdotisa na Diocese de Montreal e mais tarde na Diocese de Toronto, onde ela finalmente se aposentou do ministério presbiteral, permanecendo como emérita até sua morte em 26 de fevereiro de 1992.

Coleta do dia:

Gracioso Deus, agradecemos-Te por chamar Florence Li Tim-Oi, filha muita querida, para ser a primeira mulher a exercer o cargo de presbítera em nossa Comunhão: pela Graça do teu Espírito inspire-nos a seguir o exemplo dela, servindo ao teu povo com paciência e felicidade todos os dias e testemunhando em todas as circunstâncias, pedimos-Te pelo nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o mesmo Espírito, um só Deus, desde agora e para sempre. Amém.


Tradução:
R. P.
EPISCOPAZ

Fonte:
Standing Comission on Liturgy and Music of the Episcopal Church

Comentários

Postagens mais visitadas