:: CATEDRAIS UNIDAS ::



:: Um exemplo de parceria que respeita a inclusão ::


Por Ricardo Pinheiro

Desde a primavera de 2007, o chamado “Grupo de Diálogo e Aliança das Catedrais”, um Comitê misto formado por membros da Igreja católica romana e por conselheiros da Igreja Episcopal americana oriundos de suas respectivas dioceses de Missouri, foi estabelecido para examinar o estado atual do "Pacto das Catedrais" entre as catedrais da Igreja Católica romana e da Igreja Episcopal (Anglicana) em Kansas City, Missouri. O bispo Robert W. Finn, Bispo da Diocese de Kansas City e o bispo Barry R. Howe, Bispo Episcopal da Diocese de West Missouri, nomearam membros do Comitê, sob a co-presidência do deão da Catedral da Graça e da Santíssima Trindade, Revmº. Terry White, e também sob a co-presidência do Monsenhor Robert Gregory, reitor da Catedral da Imaculada Conceição.


Ao longo de cerca de oito meses, o Comitê considerou um conjunto de atividades para marcar a renovação do compromisso comum de ambas as Catedrais em relação à “Aliança" estabelecida em 2 de junho de 1974 e, tempos mais tarde, renovada em 2 de junho de 1999. 

Na noite de terça-feira, 13 de maio de 2008, mais uma vez, seguiu-se a renovação da aliança entre as duas igrejas católicas ocidentais durante um ofício de vésperas realizado na Catedral da Imaculada Conceição, seguido de uma procissão pelas ruas do Centro até a Catedral Episcopal da Graça e da Santíssima Trindade, onde a bênção apostólica foi impetrada sobre todos os presentes.

Com esta renovação da aliança, as duas comunidades representantes de Catedral comprometeram-se a trabalhar juntas em torno de quatro áreas de vida e adoração: oração e espiritualidade; projetos de ação social em comum; compartilhamento cultural e partilha dos sinais de fé e prática.



O diálogo prevaleceu e pontes de aproximação e respeito mútuo têm sido construídas pelos bispos irmanados daquelas Dioceses (tanto a romana quanto a episcopal anglicana), em que pesem suas diferenças históricas e a identidade inclusiva da Catedral da Graça e da Santíssima Trindade, que abertamente acolhe pessoas de todas as raças, tribos, línguas, casais heteroafetivos e homoafetivos, etc. Tanto é fato que no site da Catedral episcopal claramente se vê o compromisso da comunidade: "Somos uma comunidade inclusiva, englobando jovens e idosos, ricos e pobres, solteiros, casados ou em uniões estáveis, gays e heteros. Estamos unidos pelo testemunho do amor redentor de Cristo e pelo desafio de levar vidas fiéis em nosso mundo complexo."

Este é um sinal que podemos coexistir e seguir juntos, mesmo que por maneiras peculiares da natureza eclesiológica de cada comunidade mas considerando a Unidade no essencial face à Missão da Igreja de Cristo no mundo.



Fontes da matéria (em inglês):





Comentários

Postagens mais visitadas